terça-feira, 6 de setembro de 2016

PICARETÓPOLIS A cidade tomada pela corrupção: New NY Bridge – Time Lapse, 2013 to 2014

PICARETÓPOLIS A cidade tomada pela corrupção: New NY Bridge – Time Lapse, 2013 to 2014: SOBRE CONSTRUÇÃO E TECNOLOGIA DESENVOLVIDA PARA CONSTRUÇÃO DE OBRAS VIÁRIAS, PONTES - New NY Bridge - Project Progress 2016 Infelizmente n...





SOBRE CONSTRUÇÃO E TECNOLOGIA DESENVOLVIDA PARA CONSTRUÇÃO DE OBRAS VIÁRIAS, PONTES - New NY Bridge - Project Progress 2016

Infelizmente nosso país anda mal a muito tempo, pois nós brasileiros estamos dando muita atenção para políticos bandidos e quadrilhas de assalto do dinheiro público.

A novela agora é diariamente transmitida de BRASÍLIA, DF, capital da república, onde todos os dias temos ENCENAÇÃO CIRCENSE ORA no Senado Federal, na Câmara de Deputados Federais, no STF - Supremo Tribunal Federal - TCU - Tribunal de Contas da União, PGR - Procuradoria Geral da República, MPF - Ministério Público Federal - Palácio do Alvorada, Planalto e demais.

Enquanto isso, os países caminham na ENGENHARIA, buscando soluções inovadoras e construindo desafios, obras de infraestrutura visando o bem comum e o progresso das nações. Lá nos EUA bem com na maioria de países europeus, o tempo é um bem caro para ser desperdiçado com bobeiras e demais asneiras.

Ficamos paralisados e aceitando que o BRASIL pare, e continue amargando um atraso tecnológico na industria da construção civil, para ser simpático, de no mínimo 40 anos, ou seja, mais de quatro décadas atrasados em conceitos, em tecnologia construtiva, em processos construtivos e na INDUSTRIALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO CIVIL BRASILEIRA.

SITUAÇÃO TOTALMENTE DESCONFORTÁVEL - BRASIL ACORDA!

O Brasil é um dos poucos países no mundo, onde temos que CONSTRUIR TUDO para nossa população de mais de 200 milhões de habitantes.

Ou seja, precisamos de URGENTES INVESTIMENTOS E OBRAS que venham solucionar e resolver o mais breve possível nossos atrasos conceituais e obras, visando assim sair desse atoleiro histórico em que estamos atolados.

Necessariamente existem vários culpados, mas certamente não são os ENGENHEIROS CIVIS.

A engenharia brasileira precisa de desafios e de confiança, de mais investimentos em modernização de seus canteiros de obras, e a total profissionalização de sua mão de obra, visando com isso aumentar sua produtividade, com a redução de perdas e resíduos gerados nas obras, e sim, proporcionando uma diferencial lucratividade, dando solidez para as empresas construtoras brasileiras.

SEM CONFIANÇA E INVESTIMENTOS, NÃO HÁ ENGENHARIA.

A confiança e investimentos são a alavanca que lança a engenharia nacional a patamares de possíveis modificações, inovações, ajustes nos métodos tecnológicos, compra de equipamentos bem como uma maior qualidade da mão de obra de trabalho e melhor qualidade no ambiente conhecido como "CANTEIRO DE OBRAS".

É um processo demorado devido as circunstâncias e instabilidades da nossa economia e política proporcionam sobre as empresas construtoras e de engenharia. Falta tudo na gestão brasileira, até credibilidade governamental, e falta de respeito para com normas e ética na construção civil. Os casos de polícia de algumas empresas construtoras, seus diretores e engenheiros deverá ser resolvido pela POLÍCIA, JUSTIÇA e demais instâncias.

O que não podemos ficar olhando de braços cruzados a banda passar e ficarmos mais atrasados no tempo e espaço, do que já estamos. O Brasil precisa ser construído para ontem, e hoje. Amanhã já será tarde.

DEMANDA ENORME POR HABITAÇÃO, SANEAMENTO BÁSICO

Com uma demanda reprimida de milhões de unidades habitacionais, o BRASIL por incrível que possa parecer, experimenta em 2016 uma crise econômica, financeira, ética e moral sem precedentes jamais visto em sua trajetória histórica.

O mercado interno da construção civil está carente de mais produção de unidades habitacionais, ainda, em todos os estados brasileiros, conforme a demografia, os censos fornecidos pelo IBGE. A produção de casas, se faz com tijolos de barro, ou cerâmicos.

Ainda temos produção industrializada de BLOCOS DE CONCRETO, onde poderemos construir de forma econômica e segura, utilizando o método conhecido como "ALVENARIA ESTRUTURAL", ou seja, simplifica e diminui em pelo menos 50% dos custos de estruturas de concreto armado tradicionais.

Terrenos, espaços urbanos nunca foi e será o problema para instalar com dignidade um cidadão com sua família. Temos terrenos em quantidade, temos matérias primas que não dependem de termos dólares e de importarmos insumos US$, temos mão de obra mais que suficiente para dar o start nos serviços, temos madeira e ou aço para a construção de milhões de telhados e coberturas de casas e edificações verticais. Temos tecnologia do concreto nacional, totalmente desenvolvida e que satisfaz as demandas mundiais. Na tecnologia de concreto, o Brasil está até na frente de outros países, porém outros processos são negativos para a industria da construção civil brasileira. Temos o aço para vergalhões e barras; temos já a tecnologia de industrialização do aço em telas soldadas; temos a tecnologia de construção de seções em aço em I T E U e demais perfis. Desenvolvemos tecnologia para dar curvas a perfis de alma cheia, diferencial que temos diante de grandes competidores mundiais.

Aprendemos a fabricar aço e perfis com seções de chapa dobrada, isso mesmo, uma chapa mais fina enrigessida através de dobra de chapas de aço, aplicação muito utilizada para perfis de coberturas, e agora com o uso da chapa galvanizada, tecnologia de sistemas metálicos de pré fabricação de alvenarias, estruturas, residências - Steel Frame e bem como vedações, com o DrayWall.

Nossa industria cerâmica produz pisos e revestimentos com a mais alta tecnologia, através de pesquisa de materiais, engenharia de materiais, química e física. A cerâmica pesquisada se tornou muito eficiente para aplicações nas diferentes etapas de construções civil em geral no país.

Dominamos a fabricação de condutores, de cabos em cobre e alumínio, onde temos grandes reservas de bauxita (minério do alumínio). Aprendemos a fabricar janelas, portas e demais peças em alumínio, industrializando praticamente o setor de esquadrias no Brasil, ora utilizando chapas em aço, ou em alumínio. Desenvolvemos novos processos de proteção de chapas visando diminuir a corrosão do aço e garantir maior durabilidade aos produtos. Conseguimos aprender através do projeto de ITAIPÚ, a lidar com ligações rígidas parafusadas - Norma Alemã DIN - na construção de centenas de torres de transmissão de energia.

Aprendemos a calcular diferentes estruturas de aço, para levar energia para todo o país. Aprendemos a respeitar os regimes hídricos das bacias hidrográficas na qual construímos nossa base energética que possibilitou o crescimento brasileiro.

Aprendemos a projetar melhor, a melhor entender que um bom projeto traz além da eficiência esperada, economia na sua implantação e manutenção.

Um exemplo típico, foi no projeto executado pela equipe do Engº Thales de Lorena, que modulamos os traçados com a preocupação de manter pouca variação de inclinações de greides, rampas, visando economia de combustível por veículos de carga.

A rodovia dos Bandeirantes, em operação é um exemplo de como se projetar sem gastar mais por isso, e ainda, sem malandragens de projeto, conceber uma rodovia a altura e necessidade de nossa realidade no século XXI. Todos os exemplos e assuntos aqui abordados de maneira rápida, se reportam ao século XX, anos 70 a 80, com nossa engenharia contribuindo de sobremaneira com o progresso da nação brasileira.

DESAFIOS E MAIS DESAFIOS - AJUDEM A ENGENHARIA AJUDAR O BRASIL

Temos tudo para começar a diminuir as demandas por moradias, escolas, hospitais, creches, praças, sistemas viários, transportes, etc. O que nos falta?

O DESAFIO DE SER BRASILEIRO. O DESAFIO DE EMPREENDER, O DESAFIO DE CHUTAR A CRISE PLANTADA POR NEGLIGENTES, PREGUIÇOSOS E INCOMPETENTES.

O DESAFIO DE CONFIAR QUE SOMOS CAPAZES DE VENCER O DESAFIO.

Não precisamos de políticos salvadores da pátria. Precisamos sim, de nós mesmos, comprometidos com nossa pátria e que a maioria que trabalhe esteja de acordo e se esforçando no mesmo sentido que estaremos indo buscar nossa SOBERANIA NACIONAL.

Esse único caminho, passa pela aplicação e o amor ao trabalho, espírito de equipe, comprometimento com nossa família e nação, bem como pela INICIATIVA de prover recursos e soluções INOVADORAS que possam viabilizar milhões de unidades habitacionais em solo de nossa pátria.

Não precisamos de clientelismo político, e sim precisamos de CORAGEM PARA DEMITIR POLÍTICOS PICARETAS E QUE APENAS SE APROVEITAM DO POVO, PARA SEUS BENEFÍCIOS PRÓPRIOS.

Precisamos encarar com a devida CORAGEM em tirar ditadores e tiranos de governos municipais, governos estaduais e federal, visando sanear e acabar com o que existe atualmente de PODRE nos PODERES DE NOSSA REPÚBLICA.

Sejam ministros, deputados, senadores, juízes. Sem quem for, se não trabalharem no mesmo sentido que precisa nossa nação, que aprenderemos a retirar do SERVIÇO PÚBLICO, PARASITAS E MALANDROS que apenas vivem as custas do dinheiro público, sem nada produzirem de retorno para com nossa sociedade sofrida e enganada.

Se forem juízes, togados, que saiam mais rápido ainda, pois deveriam ser exemplos de DIGNIDADE, DE LEALDADE,. DE ÉTICA E MORAL perante os contribuintes, eleitores e cidadãos brasileiros.

Um velho ditado conhecido desde os tempos de menino que quem não trabalha bem, o "cabo da enxada fica pesado demais, e os braços poderão não aguentar os desafios dessa nossa vida difícil, para os covardes, os fracos e os bandidos, que são incapazes de pegar em um cabo de enxada e produzir ao menos, uma roca de mandioca, abobora".

DESAFIOS E MAIS DESAFIOS - AJUDEM A ENGENHARIA AJUDAR O BRASIL

COMPARTILHEM com seus amigos e amigas nas redes sociais, em grupos de discussão e demais locais levando esta garra que precisamos para sair do atual atoleiro que alguns brasileiros impuseram a toda nação desse maravilhoso país.

Também informo que não estou filiado nesta data a nenhuma legenda político partidária, e minha intensão é dar publicidade de nossa urgente mobilidade no sentido de encontrar saídas antes de mais nada.

Também informo que a mais de 35 anos de atitudes e projetos como engenheiro civil, e cinco especializações latu-senso e strito sensu. Porém me considero um brasileiro como muitos outros, porém respeito e quero ser respeitado no meu trabalho, na minha honra perante nossa pátria brasileira.

COMPARTILHEM, e nos ajudem a acordar nossa nação para o trabalho e progresso.

Obrigado,

Engº José Antonio Gonçalves .'.
Ribeirão Preto, Estado de São Paulo - BRASIL.
Web page:
http://www.engefrom-engenharia.com.br |

Editado e publicado em 06 de setembro de 2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário